top of page

FALHA DOS FILETES DE ROSCA

FALHA POR STRIP DA ROSCA INTERNA

Este tipo de falha é caracterizado pelo arrancamento dos filetes internos, que ocorre quando a força axial gerada pelo parafuso ultrapassar a resistência da rosca interna. Normalmente este arrancamento ocorre quando a área de pressão nos filetes não for suficientemente grande, gerando uma tensão superior a resistência do material. O número de filetes engajados tem que ser o suficiente para produzir uma área de contato adequada.

FALHA POR STRIP DA ROSCA EXTERNA

Como no caso da rosca interna, o arrancamento poderá ocorrer no parafuso desde que não tenha um número suficiente de filetes de rosca engajados para suportar as tensões resultantes da força gerada pelo fixador. O arrancamento dos filetes do parafuso ocorre  quando a resistência do parafuso é inferior a resistência da porca.

FALHA POR CALDEAMENTO DA ROSCA

Esta falha ocorre na rosca interna ou externa, quando o coeficiente de atrito entre as roscas, atinge valores elevados (µG > 0,40). Atritos elevados provocam um caldeamento (solda) na superfície de contato entre as roscas internas e externas, resultando no arrancamento dos filetes. O aumento do coeficiente de atrito pode ocorrer pela degradação do agente deslizante (óleo, top coat, graxa, etc) devido ao aumento da temperatura que é produzida por excesso de velocidade de aparafusamento.

Tensão cisalhante nos filetes da rosca - Comprimento mínimo de rosca engajada
Falha verificada durante o aperto do parafuso - Detalhe dos filetes arrancados
Arrancamento dos filetes do eixo roscado durante o aperto

CTF - Centro Tecnológico de Fixação

  • Google Places Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page